Acaraú está situado na zona litorânea da Região Extremo Oeste do Estado do Ceará, com extensão territorial de 843,0 km² e localização geográfica privilegiada, com suas terras banhadas pelo mar e pelas águas perenes do Rio Acaraú.
Partindo da capital, Fortaleza, o acesso é pela Rodovia Estruturante (CE 085) ou pela BR 222, com percurso aproximado de 238 km.
Com cerca de 60 mil habitantes, Acaraú tem população flutuante sazonal devido à pesca e à irrigação no Perímetro Irrigado.
Os principais ícones de sua economia são o coco, a castanha, a lagosta, o camarão e o peixe.
A cidade passa por processo de modernização e crescimento econômico, alavancados pelo setor educacional, comércio e de serviços, pesca, agricultura, carcinicultura, parques eólicos e turismo - por estar próxima à região da Rota das Emoções, do Ministério do Turismo.
A história de ocupação do território do delta do rio Acaraú pelos índios tremembés8 começou antes da chegada dos portugueses à região, no século XVI.
Os portugueses fizeram um reconhecimento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral e como base de apoio para confrontos militares com os franceses, que ocupavam o Maranhão.6 Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.
Em 1608, instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região que foi a "Aldeia do Cajueiro"9 (hoje Almofala), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a implementação econômica às margens do Rio Acaraú pelos portugueses aconteceu com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses oriundos de Pernambuco,Paraíba e Rio Grande do Norte6 no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; com a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará,no século XVIII.
O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações e, depois, passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu. É o marco inicial do que, mais tarde, viria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilômetros ao norte e também à margem direita do rio, que ficou conhecido como Presídio.6
No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu, com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. A fundação do município de Acaraú data de 31 de julho de 18496 . O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei 2 019, de 19 de setembro de 1882.
A freguesia foi criada pelo decreto geral de 5 de setembro de 1832, com a transferência para a povoação da Barra do Acaraú da freguesia daIgreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala, antiga missão dos índios tremembés.
Os principais eventos culturais:
Festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição. Esta festa acontece na véspera do dia 8 de dezembro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.
Festa do padroeiro São Sebastião - esta festa acontece na véspera do dia 20 de janeiro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.
Carnaval, evento que tem atraído muitos visitantes à cidade por serem bastante tranquilos os festejos dos foliões.
Festival Junino : evento realizado pouco antes do seu aniversário de emancipação política, 31 de julho.
Miss Acaraú: Desfile realizado para eleição da representante da beleza acarauense.
Festa do Camarão: Realizada em Outubro, é um evento de porte internacional, sendo realizada na cidade a feira internacional do camarão, atraindo visitantes nacionais e internacionais.
A administração municipal localiza-se na sede: Acaraú.
A região litorânea do Acaraú é cercada de belezas naturais, banhadas pelo mar e pelo Rio Acaraú, com manguezais e paisagens paradisíacas, compondo um ambiente ideal para relaxar e repor as energias.
Nessa faixa de 34 km do litoral cearense, o vento sopra durante o ano inteiro, atraindo praticantes de esportes como kitesurf e kitebug. A época de ventos mais fortes é de julho a janeiro, quando a velocidade atinge de 18 a 35 knots.
Na Praia de Arpoeiras, considerada uma das maiores praias secas do mundo, ocorre um fenômeno natural que provoca o distanciamento de cerca de 2 km entre a maré alta e baixa, formando piscinas naturais com águas calmas e cristalinas.
O turista dispõe de serviços de restaurantes e bares, onde são servidos pratos típicos da região, incluindo peixes, crustáceos e frutos do mar.
A rede hoteleira oferece acomodações em pousadas, hotéis e flats, disponibilizando ambientes agradáveis e temáticos.
Prédios com arquitetura do século passado, lado a lado com as construções modernas, são um atrativo aos olhos dos visitantes.
As festas populares, entre elas o Carnaval, atraem milhares de turistas que buscam a diversão com a tranquilidade que o município oferece.
HINO
Do Ceará nas extremas do norte,
Junto ao mar, onde um dia nasceu,
Acaraú evolui, sempre forte,
Neste solo que Deus escolheu.
(Estribilho)
Acaraú, terra bendita,
Campo de afã, berço gentil!
Acaraú, em ti palpita
O coração do meu Brasil!
Cobre as várzeas de toda a ribeira
A riqueza de seus carnaubais.
E verdeja na zona praieira
A imponência de seus coqueirais.
Entre o Mangue da cor da esperança.
Passa o rio que a cidade limita.
E, bem perto, entre as ondas se lança,
Num painel de beleza infinita.
Exaltando esta terra tão boa,
No murmulho tão velho e tão novo,
Alto hino o oceano lhe entoa,
Em dueto com seu nobre povo.
BRASÃO DO ACARAÚ
BANDEIRA DO ACARAÚ