CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 24/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Atenção para divulgação dos Locais de Provas do Processo Seletivo para ACS e ACE.

Atenção para divulgação dos Locais de Provas do Processo Seletivo para ACS e ACE.

Os candidatos devem conferir atentamente seus nomes na lista bem como os locais e salas de realização da prova!

O horário de abertura dos portões será às 7:30 e o início das provas às 8:15 hs.

A lista completa você acessa clicando nos dois links descritos abaixo desta matéria.

#Saúde 17/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE ACARAÚ REALIZA SEMANA DO BEBÊ 2022

A Prefeitura Municipal de Acaraú, com apoio da Prefeita Ana Flávia Monteiro, vem compartilhar com alegria a Semana do Bebê de Acaraú - 2022. Uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. A Semana do Bebê tem como principal objetivo tornar o direito a sobrevivência e desenvolvimento de crianças até 6 anos prioridade absoluta na agenda dos município.

O cronograma de atividades será divulgado nas redes sociais do Governo Municipal de Acaraú.

Governo Municipal de Acaraú

Juntos, trabalhando pela Renovação!

#Saúde 01/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE ACARAÚ FAZ USO DO SITE SAÚDE DIGITAL PARA CADASTRO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO O objetivo de otimizar e organizar o Plano de Imunização contra a COVID-19.Realize seu cadastro e garanta sua Vacinação da terceira e quarta fase.
#Saúde 31/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Foi realizada a Vacinação contra a Covid-19, através do Drive-Thru.

Foi realizada a Vacinação contra a Covid-19, através do Drive-Thru. Tendo como público alvo desta Campanha os idosos acima de 65 anos. Durante a ação 14 equipes de vacinadores realizaram o cadastro, distribuíram kits de proteção com álcool, máscara e folder, verificaram os sinais vitais (temperatura e saturação) e aplicaram as vacinas. A meta do dia é vacinar, com a primeira dose, aproximadamente 1000 idosos. Usamos esta estratégia de Drive-Thur para agilizar a vacinação tendo como meta vacinar o mais rapido possivel, garantindo segurança e evitando aglomeração.

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE EXTRATO DO PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA o novo Coronavírus (2019-nCoV)

O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, torna público o Extrato do Plano Municipal de contigência para o novo coronavírus (Convid-19)

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA

O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria da Saúde, torna público o PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú realiza o II Encontro de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 01/10, a abertura da Campanha Outubro Rosa no município, com a realização do II Encontro de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama.

O encontro contou com a participação de mais de 450 mulheres da sede, dos distritos e localidades do município, que acompanharam uma palestra com a Dra. Mariza Bertolaccini, médica ginecologista obstetra, com o tema: O Câncer, a Mulher e a Espiritualidade.

Também estiveram presentes no evento conduzido pela secretária de saúde Liduina Freitas, a Dra. Filomena Ferreira Gomes, Diretora do Hospital Dr. Moura Ferreira, a Dra. Raisa Neves, o secretário de Assistência Social Expedito Mesquita, a secretária de Agronegócios, Irrigação, Pesca e Desenvolvimento Econômico, Malu Soares e a Procuradora do município, Dra. Tereza Vieira.

Também presentes o professor Ariston Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Púbicos, a Sra. Hélia Fontenelle, secretária do prefeito Alexandre Gomes, coordenadores e técnicos da Secretaria de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú realizou a III Caminhada pela Vida O Governo Municipal de Acaraú, em parceria com o IFCE Campus Acaraú, o grupo Vem Vier e Vidas Preservadas, realizaram a III Caminhada pela Vida, encerrando as ações do Governo Municipal durante a Campanha Setembro Amarelo, quando o governo municipal realizou diversas atividades estimulando a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

Durante a campanha o Governo Municipal de Acaraú realizou o I Fórum de Prevenção ao Suicídio, Palestras em Escolas da rede Municipal, Formação para Agentes de Saúde, para Professores da Rede Municipal e Técnicos da Assistência Social, Oficinas de Valorização das Vida nos Distritos e Localidades, doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

A caminhada teve início no IFCE Campus Acaraú, com encerramento na praça do Centenário, sendo disponibilizado aos participantes os serviços de Arte Terapia, Massoterapia, Aferição de Glicemia e Pressão Arterial, Avaliação do Nível de Estresse, Teste de Equilíbrio com Fisioterapeutas, Zumba, Exposição das Campanhas da Assistência Social.

A caminhada contou com a participação dos profissionais da Secretaria da Saúde, do Caps, do NASF, Secretaria de Assistência Social, Lions Clube, e com apoio do Tiro de Guerra 10-018 e da Guarda Municipal.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú recebe veículo Pick-up para controle de vetores e vigilância epidemiológica e sanitária Já está integrado a frota de veículos do Governo Municípal de Acaraú, o veículo Pick-up Mitsubishi L200 Triton 4x4 a Diesel, entregue pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento ao conjunto de ações desenvolvidas pelo município na melhoria significativa dos indicadores de Vigilância em Saúde.

O veiculo será utilizado em vistorias da equipe no combate ao Aedes Aegypti, visita a residências, inspeção sanitária, acompanhamento de profissionais e em todas as ações da vigilância em saúde na atenção básica que é composta pelo controle de vetores, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Cauassú recebe mobilização contra o Aedes Aegypti O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta última sexta-feira, 06/09, Ação de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti na Localidade de Cauassú.

A ação mobilizou enfermeiros, equipe da coordenação, agentes de combate as endemias, agentes comunitários de saúde, com a participação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Limpeza Pública e as secretarias de Infraestrutura, e Turismo e Cultura.

Durante a mobilização, foi realizado visita domiciliar, eliminação de foco, limpeza de criadouros, tratamento focal com larvicida, borrifação com inseticida, e educação sanitária.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 09/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú recebe equipamentos da UPA No último dia 02/09, o governador Camilo Santana recebeu o prefeito Alexandre Gomes e o deputado federal Aníbal Gomes, tendo o governador se comprometido a entregar os equipamentos para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) Porte I, de Acaraú.

Assim, na manhã desta quarta-feira, 04/09, honrando com o compromisso firmado com o governo municipal, o governo do estado encaminhou os equipamentos, os quais já se encontram no município, que se organiza para realizar as adequações estruturais necessárias na sede da Unidade de Pronto Atendimento, com previsão de funcionamento no mês de dezembro do corrente ano.

A UPA de Acaraú contará com dois médicos 24 horas, com atendimento clínico e pediátrico, e com previsão de até 5 mil atendimentos mês de urgência e emergência, oferendo ainda estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 14/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú realiza a campanha “Agosto Dourado” O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, realiza a campanha “Agosto Dourado”, com o intuito de incentivar o aleitamento materno. O leite materno é o alimento ideal, e fornece às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável.

Como parte da iniciativa, durante o mês de agosto, as equipes de Saúde da Família e do NASF, desenvolverão ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Nessa primeira semana, as UBS de Juritianha, Barrinha de Baixo e Santa Fé, em parceria com os profissionais do NASF, realizaram grupos com gestantes e nutrizes, como forma de incentivar o Aleitamento Materno, esclarecendo dúvidas e buscando também, o apoio da família às mães, o que é imprescindível para o êxito da amamentação, e assim, garantir o desenvolvimento saudável das crianças.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 14/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú adquiriu novos equipamentos para a Clínica de Fisioterapia Municipal O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, adquiriu novos equipamentos para a Clínica de Fisioterapia Municipal. Entre os equipamentos adquiridos estão: 04 aparelhos de TENS/FES (alivia as dores e fortalece os músculos), 04 aparelhos de infra-vermelho, 01 bicicleta ergométrica, aparelho vibratório para fisioterapia respiratória, kit de faixas elásticas e cones, ambos para uso na reabilitação dos pacientes.

Para o prefeito Alexandre Gomes, “a compra desses novos equipamentos visa dar uma maior qualidade de vida para os pacientes com o objetivo de proporcionar uma recuperação motora mais rápida e eficaz. Entre os aparelhos comprados estão os eletroestimuladores, como: tens, fes, e, os elásticos extensores”, destacou.

Com cinco fisioterapeutas, a clinica que já conta com mecanoterapia, atende de segunda à sexta-feira, contando ainda com serviços de fisioterapia traumatológica, respiratória, neurológica e pediátrica.

Para receber atendimento, o paciente deve comparecer a clínica com encaminhamento médico, onde logo se agenda a avaliação para posterior atendimento. A Clínica de Fisioterapia de Acaraú, realizada uma média de 800 atendimentos mensais.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 14/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú zerou fila de espera para cirurgia de catarata O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, encaminhou durante o último semestre, e até o dia 01/08, 74 pacientes para realizar cirurgias de catarata, zerando a fila de espera pela cirurgia. Só nos últimos dia 31 de julho e 01 de agosto, foram 32 pacientes atendidos.

A secretária Liduina Freitas comemora os resultados e destacou os esforços voltados para zerar as demandas de cirurgias de pterígio.

“Estamos investindo na saúde dos acarauenses. Uma é exatamente a redução nas filas de espera”, disse o prefeito Alexandre Gomes, afirmando que essa é mais uma importante conquista para a saúde pública da população de Acaraú.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 14/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú realiza Ação de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta última quinta-feira, 25/07, Ação de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti nos bairros de Mongubas e Pedrinhas (Caldo do Peixe). A ação mobilizou enfermeiros, equipe da coordenação, 20 agentes de combate as endemias, agentes comunitários de saúde, com a participação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Limpeza Pública e setor de comunicação das secretarias de Infraestrutura e Turismo Cultura

Durante a mobilização, foi realizado visita domiciliar, eliminação de foco, limpeza de criadouros, tratamento focal com larvicida, borrifação com inseticida, e educação sanitária.

O prefeito Alexandre Gomes, destacou a importância da ação que vai contemplar outros bairros de Acaraú, e chamou atenção da população para que persista nos cuidados para que Acaraú vença as doenças causadas pelo mosquito, combatendo a sua proliferação.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 18/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú realizará atividades relativas a Campanha Julho Amarelo O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, realizará no período de 22 à 30 de julho, a Campanha JULHO AMARELO. Testes rápidos de hepatites B e C estarão disponíveis a toda população como parte da campanha. A iniciativa faz referencia ao "Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais", que é celebrado em 28 de julho.

No período de 22 à 30 de julho, 100% das Unidades Básicas de Saúde do município estará ofertando testes rápidos para hepatites B e C. No dia 26, haverá ação da Secretaria de Saúde no Terminal Rodoviário, das 09:00 às 11:00 horas.

Além dos testes rápidos, os profissionais da saúde estarão orientando a população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença.

TRANSMISSÃO: Enquanto a Hepatite A está relacionada às condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. As hepatites B e C podem ser transmitidas pelo contato com sangue, relação sexual desprotegida, utensílios de manicure/pedicure, ferramentas para fazer tatuagens, ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas.

CENÁRIO ATUAL: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C em todo o mundo. Número 10 vezes maior que o dos portadores do vírus HIV. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B e C e não tem conhecimento. Com isso, além da possibilidade de a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao figado, há o risco de os infectados transmitirem a hepatite a outras pessoas.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 12/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Lei do Minuto Seguinte A cada minuto, uma pessoa sofre abuso sexual no Brasil. Não bastasse a dor que esses episódios causam, a ampla maioria das vítimas ainda enfrenta barreiras devido ao desconhecimento sobre a Lei 12.845/2013 - LEI DO MINUTO SEGUINTE.

É preciso tornar conhecida esta lei que não é nova, onde toda vítima de violência sexual, tem o direito de buscar atendimento emergencial, integral e gratuito na rede pública de saúde, sem a necessidade de apresentar boletim de ocorrência ou qualquer outro tipo de prova do abuso sofrido.

Basta a sua palavra para que o sistema de saúde possa dar o devido acolhimento com amparo médico, social e psicológico, além do diagnóstico e do tratamento das lesões físicas. A rede pública também fornece os medicamentos necessários para evitar a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis.

Conheça mais sobre a lei no link http://www.leidominutoseguinte.mpf.mp.br/

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde

Ministério Público Federal
#Saúde 12/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú e Hemoce realizarão Campanha de Doação de Sangue O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o HEMOCE - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, realizará Campanha de Doação de Sangue no próximo dia 16 de julho, com inicio de 7:30h às 12:00h na Policlínica de Acaraú, localizada na Rua José Otacílio Martins Rocha, no Bairro Monsenhor Edson.

O doador deve:
- Apresentar documento oficial com foto
- Ter entre 16 e 69 anos (Doadores com 16 e 17 anos devem apresentar consentimento formal do responsável)
- Menos de 16 anos e maiores de 69 anos podem doar desde que passem por análise de um médico do local de doação
- Pesar mais de 50kg (Indivíduos com peso abaixo de 50kg podem ser aceitos após avaliação médica)
- Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação

Intervalos para doação:
- Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até três doação por ano)

Quanto aos benefícios dos doadores:
- O doador tem direito a um dia de folga, no período de um ano, assegurado pela consolidação das Leis do Trabalho (CLT), poderá solicitar por tanto, a declaração de doação ao HEMOCE.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Saúde
#Saúde 07/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE UBS de Aranaú inicia atendimento 24 horas em regime de plantão nos finais de semana O Governo Municipal de Acaraú iniciou neste sábado, 04/05, o atendimento em Regime de Plantão pelo período de 24 horas, aos sábados e domingos, na Unidade Básica de Saúde de Aranaú. A UBS de Aranaú conta hoje com 3 (três) equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF) que atuam de segunda a sexta-feira, 1 (uma) equipe de Saúde Bucal, Serviço de Fisioterapia, Coleta de Exames Laboratoriais semanalmente, Exames de Ultra-sonografias mensalmente e agora com atendimento de enfermagem 24 horas nos finais de semana.

O prefeito Alexandre Gomes destacou que “é um momento muito aguardado por todos. Sabemos o que esse atendimento 24 horas nos finais de semana significa para os moradores de Aranaú e da região, é um marco para essa região. Nosso projeto é expandir esse atendimento 24 horas aos sábados e domingos para outras regiões do município”.

Também estiveram presentes na visita que marcou o início dos atendimento 24 horas, o vice-prefeito Colombo, a secretária de saúde Liduina Freitas, o coordenador Geral da Secretaria de Saúde de Acaraú, Dr. João Luiz Graff, os vereadores Edinilton Lima Araújo, Rafaela Araújo, Maevia de Sousa, além do Dr. Amadeuzinho, Dr. Amadeu Neto e Otavinho Filomeno.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#Saúde 07/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Governo de Acaraú realiza ação no dia "D" de Erradicação do Sub-registro civil e DE no Combate ao abandono Escolar O Governo Municipal de Acaraú, através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, participaram nesta última terça-feira, 30/04, do Dia “D” da Campanha Municipal pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, e da Campanha de Combate ao Abandono Escolar na Rede Municipal de Ensino, realizando entrevistas, caminhada, panfletagem.

Uma equipe de campo buscou identificar pessoas que não possuem certidão, bem como realizou uma busca ativa para identificar crianças e adolescentes fora da escola para que estes sejam (re)matriculados nas unidades educacionais do Município.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#Saúde 26/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE ACARAÚ CONTA COM PROGRAMA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE O Governo Municipal de Acaraú, Secretaria de Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, recepcionou os profissionais que farão parte do Programa Residência Integrada em Saúde que foram recebidos pelo Coordenador Geral da Secretaria João Graff e pela preceptora de campo Conceição Lucas.

Acaraú é o único município do Vale Acaraú que faz parte desse programa que contará com profissionais formados em áreas específicas Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Assistência Social e Enfermagem com carga horaria de 60 horas por semana, atendendo também no Hospital e no CAPS e que agregarão um maior valor à atenção primaria. Essas equipes atenderão a população dos Bairros de Buriti, Bailarina e Morada Nova.

Fazem parte da nova equipe:
Débora Carvalho – Psicóloga
Brena Barreto – Nutricionista
Diego Arraes – Fisioterapeuta
Edis Bernardo – Assistente Social
Egline Farias - Enfermeira

A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência em Área Profissional da Saúde, em regime de dedicação exclusiva e em tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito dos sistemas municipais e estadual de Saúde. A RIS-ESP/CE ativa e capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 21/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Nonato. O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Nonato Fonteles, no Bairro de Paulo VI.
O evento aconteceu na noite do dia 21 de Novembro e contou com a presença do Prefeito Alexandre Gomes, da Primeira Dama Manuela Costa, o Chefe de Gabinete Otávio Filomeno, a Secretária de Saúde Liduína Freitas, a Secretaria de Agricultura Malu Soares, a Secretaria de Cultura Márcia Andrade, o Secretário de Infraestrutura José Carlos, Secretário de administração Álvaro Garcez, Secretária de Meio Ambiente Hosana Veras, Procuradora do município Tereza Vieira, o Secretário de Desporto e juventude Pedro Melo, o Secretário de Assistência Social Expedito Mesquita e os Vereadores Paulo Silveira, Paulo Andrade, Rogério Silveira, Nacélio Cruz; Além do articulador político Amadeu Neto e o Diretor do Hospital Dr. Moura Ferreira Amadeuzinho.
A UBS recebe o nome de Raimundo Donato Fonteles, este homenageado foi militar, médico e político. Nascido em Acaraú no dia 12 de abril de 1931 e faleceu em 2007. Ingressou em três faculdades: Universidade do Brasil, na Praia Vermelha onde cursou o primeiro ano de farmácia e Bioquímica. Em 1974, formou-se em veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Em 1975, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Medicina e Cirurgia, formou-se em Médico Clínico Geral e Dermatologista. Em 1979, após servir 30 anos de carreira militar, passou para a reserva é voltou ao Ceará. No ano de 1980, retornou ao Acaraú, onde exerceu Medicina em vários setores públicos: Colônia de Pescadores, Fundação SESP, Posto de Saúde de Acaraú e Hospital Dr. Moura Ferreira. Clinicou no Posto de Saúde de Vila Progresso e no município de Cruz como médico da família.
A UBS de Paulo VI irá funcionar com duas equipes completas com médicos, enfermeiros, dentistas e assistentes.
É o Governo Municipal de Acaraú cuidando da saúde do município.
#Saúde 08/11/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Unidades Básicas de Saúde, juntamente com o NASF (Núcleo de apoio à Saúde da Família) A cada ano, o Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Saúde vem intensificando suas atividades preventivas voltadas para a prevenção do câncer de próstata. E no mês de novembro, através da campanha do Novembro Azul, é que todas as atividades são direcionadas para a conscientização da população masculina sobre esse problema, que por muitos, ainda padece de muito preconceito.
Desta forma, as Unidades Básicas de Saúde, juntamente com o NASF (Núcleo de apoio à Saúde da Família), realizam a solicitação do exame de PSA, palestras interativas com a população no intuito de alertar para a importância da prevenção, diagnóstico monitoramento e controle da evolução do Câncer de Próstata, assim como os cuidados com a saúde dos homens. Iniciando no dia 06/11 na Vila Progresso; 07/11 em Castelhano, 10/11 na Celsolandia, 17/11 em Santa Fé; 21/11 em Bailarina e finalizando no dia 28/11 no Córrego das Varas.
Lembrando que o Câncer de Próstata tem cura se diagnosticado e tratado precocemente.
#Saúde 20/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Ocorreu de 16 a 20 de outubro deste ano a IV edição da semana do bebê de Acaraú. Instituída pela Lei Municipal nº 167/2014, em Acaraú, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Durante essa semana foram realizadas em todas as Unidades de Saúde da família diversas atividades como oficinas, cursos, palestras, atividades recreativas e distribuição de brindes.
A gestão Acaraú cada vez melhor fazendo cada vez mais para melhorar a saúde da população.
www.acarau.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 03:06:49