CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 08/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ACORDO ENTRE O MUNICÍPIO DE ACARAÚ E O INSTITUTO VOTORANTIM

O município Acaraú-CE, foi contemplado pela chamada pública do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE)! O PVE existe há 15 anos e já beneficiou mais de 150 municípios e cerca de 1,3 milhão de estudantes por todo país. Em 2023, 33 municípios passaram a integrar a iniciativa, por meio de um chamamento público realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

#Educação 24/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VESTIBULAR 2024.1, ÚLTIMAS SEMANAS PARA SE INSCREVER!

Nossa cidade em breve contará com uma sede do Campus da Uva e já no próximo ano duas turmas começarão a funcionar em nossa cidade. Estamos na última semana para inscrição para o vestibular da UVA e teremos 40 vagas ofertadas para os cursos de pedagogia e agronomia. Se inscreva já e não perca essa oportunidade. Entre no site da Universidade Vale do Acaraú clicando no LINK DESCRITO ABAIXO DESTA NOTÍCIA e garanta sua vaga.

Governo Municipal de Acaraú, Juntos Trabalhando Pela Renovação!

Prefeita Ana Flávia Monteiro

#Educação 15/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PUBLICADO EDITAL DO PROCESSO DE ESCOLHA E SELEÇÃO PÚBLICA PARA CARGO EM COMISSÃO DE DIRETOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO

Publicado o processo de escolha e seleção pública para provimento do cargo em comissão de diretor escolar e coordenador pedagógico, com formação do banco de gestores escolares nos termos da Lei municipal nº 1948/2022. Confira o Edital no link abaixo:

#Educação 06/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVULGADO O RESULTADO DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS 2021 NO SITE DO MUNICÍPIO

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ, ESTADO DO

CEARÁ, Sra. ANA FLÁVIA RIBEIRO MONTEIRO, em pleno

exercício do cargo e no uso competente de suas atribuições e

prerrogativas legais, notadamente as conferidas pela Lei Orgânica

Municipal, RESOLVE publicar mediante afixação nos locais de amplo

acesso do público em geral no âmbito do Município de Acaraú/CE, o

RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS CONFORME O ÍTEM 7.3 DO EDITAL DE Nº 01/2021.

Para ver mais detalhes sobre o decreto, acesse o link:

#Educação 06/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PRORROGADO O PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAÚ

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ, ESTADO DO

CEARÁ, Sra. ANA FLÁVIA RIBEIRO MONTEIRO, em pleno

exercício do cargo e no uso competente de suas atribuições e

prerrogativas legais, notadamente as conferidas pela Lei Orgânica

Municipal, RESOLVE publicar mediante afixação nos locais de amplo

acesso do público em geral no âmbito do Município de Acaraú/CE, o

DECRETO Nº 053/2021, que DISPÕE SOBRE PRORROGAÇÃO

DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO PARA

PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA

MUNICIPAL DE ACARAÚ/CE, REGULADO PELO EDITAL Nº

001/2019, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2019, HOMOLOGADO

ATRAVÉS DA PUBLICAÇÃO NO D.O.E. DE 05 DE AGOSTO DE

2019.

Para ver mais detalhes sobre o decreto, acesse o link abaixo:

#Educação 23/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACARAÚ
#Educação 14/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONFIRA O RESULTADO PARCIAL DO PROCESSO DE AMPLIAÇÃO TEMPORÁRIA DA CARGA HORÁRIA DE PROFESORES DA REDE PÚBLICA

Confira através do link abaixo a lista parcial com os nomes dos professores com ampliaçao de carga horária na Rede Pública do município.

Nos termos do Decreto nº 023/2021 ,que regulamentou a Lei Municipal nº1.870/2021 ,conforme cronograma constante no Decreto nº029/2021.

#Educação 31/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Calendário escolar, proposta da Secretaria de Educação do Municipio de Acaraú para o ano letivo de 2021. Proposta da Secretaria de Educação do Municipio de Acaraú para o ano letivo de 2021.
#Educação 15/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Venha conferir as rotas dos ônibus nos dias do ENEM 17/01 e 24/01. A Prefeitura Municipal de Acaraú juntamente com a Secretaria de Educação informam que disponibilizarão TRANSPORTE ESCOLAR para todos os alunos que realizarão o ENEM.
#Educação 10/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO As Matrículas das escolas da rede publica de Acaraú estão abertas! Não fique de fora, garanta já a vaga do seu filho, procure a escola mais próxima de sua casa.
#Educação 18/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 134 alunos recebem premiação das olimpiadas estudantis O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 17, a entrega das medalhas aos alunos da rede municipal ensino que medalhistas de diversas Olimpíadas Estudantis em 2019 das escolas municipais de Acaraú. Os alunos foram medalhistas em 2019 nas olimpíadas: Concurso Canguru de Matemática; Olimpíada Brasileira de Robótica; Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica-OBA; Olimpíada Cactus Nível I, e Nível II.

A Secretaria de Educação anunciou ainda que o aluno Jonata Neuman, já no primeiro ano do Projeto Cactos ganhou uma bolsa de estudos integral no colégio Ari de Sá. O projeto Cactos teve inicio em Acaraú em 09 de Março com projeto piloto atendendo 13 escolas, que foram homenageadas no evento.

O Secretário de Educação, professor Vitor Albuquerque, disse que “o município iniciou o investimento em talentos individuais, começaram uma parceria com o instituto cactos em 2019 e já colheram frutos tendo sido inúmeras medalhas de ouro, prata e bronze nas mais diversas olimpíadas, e já no primeiro ano teve aluno que conseguiu bolsa de estudo. Estamos muito contentes com os empenhos dos alunos. Agradecemos ao prefeito Alexandre Gomes por ter abraçado o projeto com a secretaria de educação e temos certeza que estamos no caminho certo.”

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Educação
#Educação 04/10/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo de Acaraú lança Projeto de Inovação e Empreendedorismo de Acaraú O Governo Municípal de Acaraú, lançou nesta segunda-feira, 23/09, um projeto pioneiro batizado de INOVA - Projeto de Inovação e Empreendedorismo de Acaraú. O projeto idealizado pelo prefeito Alexandre Gomes, visa incentivar uma rede de aprendizagem criativa com jovens do município, e engajar esses jovens no projeto de desenvolvimento sustentável através do empreendedorismo.

O Projeto INOVA Acaraú será realizado com jovens do ensino fundamental e médio do município, que participaram do processo de criação, capacitação, mentoria, network, startups, objetivando transformar ideias, pesquisas e invenções, em modelos de negócios inovadores, criativos e socialmente responsáveis.

Inicialmente o projeto atenderá cem estudantes da rede municipal e estadual de ensino com oficinas e palestras presenciais. O secretário de educação, Prof. Vitor Albuquerque, destacou que a"ideia é que saia ao final do projeto jovens com capacidade de empreender, mais o mais importante é abrir o leque na formação desses jovens.", destacou.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Educação
#Educação 04/10/2019 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Alexandre Gomes recebe alunos da Escola Profissionalizante O Prefeito Alexandre Gomes esteve reunido na tarde dessa quarta-feira, dia 18, com o diretor da Escola Profissionalizante Marta Giffoni, professor Francisco Antônio, com o professor Quilion Batista e os alunos Mychelle Ribeiro dos Santos e João Vitor do Vale Freitas. Os mesmos comunicaram ao prefeito que a referida escola foi selecionada para participar da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes, que será realizada em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, de 29/10 a 01/11.

O Objetivo da visita foi solicitar ao prefeito ajuda para a participação do professor e dos alunos nesse evento de inquestionável importância. O prefeito Alexandre Gomes atendeu a reivindicação do grupo e se colocou à disposição da escola, sempre mostrando empenho em fazer uma educação acarauense de qualidade.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor
#Educação 28/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Acaraú intensifica atividades do projeto “Aprender Mais” Com reforço escolar focado no ciclo de alfabetização com ênfase na leitura e na escrita, a secretaria de educação de Acaraú ampliou o número de escolas contempladas no projeto “Aprender Mais”. Agora são 18 escolas contempladas com quase 200 alunos atendidos (eram 10 no primeiro semestre).

O projeto, iniciado em 2017, tem culminado em uma melhora efetiva no processo de alfabetização, comprovado pelos resultados que o município tem alcançado nos últimos anos nas avaliações externas, especialmente na avaliação feita no 2º ano do ensino fundamental.

O projeto atende em um modelo piloto 6 escolas de 5º ano, com ênfase a interpretação de textos e operações matemáticas fundamentais.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Educação
#Educação 28/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escolas Destaques sáo premiadas por proficiência Nota Dez no Spaece 2018 O prefeito Alexandre Gomes, e o vice prefeito Colombo, realizam na manhã desta segunda-feira, 26/08, premiação em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelas 22 (vinte e duas) Escolas Destaque que atingiram a proficiência Nota Dez no SPAECE 2018.

A premiação teve início com uma apresentação cultural e uma palestra com o tema: "A escola que encanta e transforma vidas", com o palestrante Dr. Max Haetinger.

O professor Vitor Albuquerque, Secretário de Educação do município, apresentou os avanços da educação nos últimos quatro anos, e os projetos desenvolvidos pelo município, que levam ao desenvolvimento educacional, destacando o SAAC - Sistema de Avaliação da Aprendizagem de Acaraú.

O coordenador da CREDE 3, professor Paulo Sérgio Fontenele, representando a Secretaria de Educação do Estado, parabenizou o prefeito Alexandre Gomes pelos investimentos e o crescimento da educação acarauense.

O prefeito Alexandre Gomes parabenizou todos os professores, coordenadores, diretores e técnicos da Secretaria de Educação, e disse que o momento era de valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, e reconhecer os esforços e o sucesso no aprendizado das crianças.

Em seguida as escolas destaque foram chamadas e receberam a premiação por proficiência no Spaece Alfa, 2°, 5° e 9° anos. Também estiveram presentes o Dr. Amadeu Neto, representando o deputado Duquinha, o professor Francisco Antônio, diretor da Escola Profissionalizante de Acaraú, e a professora Kátia Carvalho, técnica da CREDE 3.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Educação
#Educação 14/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aluno da rede municipal de Acaraú é medalha de bronze na 14ª OBMEP O prefeito Alexandre Gomes parabeniza o aluno Eduardo Sena Gomes, da Escola Municipal Maria Nazaré Viana, da localidade de Aroeira, no Distrito de Lagoa do Carneiro, pela conquista da medalha de bronze na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

Alexandre Gomes parabenizou ainda outros 09 (nove) alunos que receberam Menção Honrosa, parabenizando ainda professores, gestores e familiares dos alunos. Alexandre destacou ainda que o município vem se empenhando em oportunizar aos alunos, condições ideais para que continuem evoluindo e se destacando no cenário nacional.

O aluno recebeu a medalha na última sexta-feira, 09/08, durante Cerimônia Regional da OBMEP 2018 no Teatro São João em Sobral.

Governo Municipal de Acaraú
Acaraú Cada Vez Melhor

Secretaria de Educação
#Educação 11/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Processo Seletivo Processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores da rede municipal de ensino
#Educação 16/01/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro Pedagógico com o Núcleo Gestor das escolas públicas da rede municipal
O Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Educação, está realizando hoje, dia 16 de janeiro, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, o Encontro Pedagógico com o Núcleo Gestor das escolas públicas da rede municipal, com o objetivo de planejar ações pedagógicas para o ano letivo de 2018.
As temáticas discutidas serão o ponto de partida para a jornada pedagógica nas escolas, que acontecerão no período de 22 a 26 de janeiro.
O início das aulas será na data de 29 de janeiro.

AGENDA DO ENCONTRO PEDAGÓGICO
7:30: Acolhida
8:00 às 9:00: Palestra sobre Liderança com a Formadora Lídia Studant.
9:00 às 10:00: Metas da SME e apresentação do Organograma pelo Secretário de Educação Professor João Vitor Albuquerque.
10:00 às 10:20: Intervalo
10:45 às 11:45: orientações para a Semana Pedagógica com a Coordenadora Pedagógica Professora Leila.
11:45 às 12:15: Apresentação das Orientações para o Relatório da Educação Especial com a Professora Nádia Gurgel.
12:15 às 13:15: Almoço
13:15 às 14: 00: Apresentação dos diagnósticos do Infantil 4 e 5 de 2017 e orientações sobre o relatório do aluno na educação infantil, pelas formadoras da Educação Infantil.
14:00 às 15:00: Apresentação das mudanças do SAAC com a professora Sueli.
15:30 ás 16:15: Apresentação das mudanças do Projeto Acaraú Rumo ao SPAECE com a professora Michele, Gerente do PAIC.
16:15 às 16:30: Intervalo
16:30 às 17:30: Estudo sobre a matriz ANA e apresentação do último resultado, com a professoras Marília e o professor Eduardo.
17:30 às 18:00: Apresentação do Projeto Mediação de Conflitos com os professores Mateus e Delino.
18:00 às 18:30: Encerramento - Avaliação com a professora Salomé.
#Educação 13/12/2017 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA IPHAN publica livro paradidático sobre o Acaraú O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Superintendência no Ceará lançou "O Canto Das Garças Me Contou", livro paradidático em coletânea de nove contos, resgatando lendas e tradições da história do Acaraú. A publicação é resultado do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o IPHAN e a Central Eólica Volta do Rio S/A, executada pela Candeia Pesquisa e Produção Cultural. Os textos foram escritos por Aline Lima, Lígia Holanda, Patricia Xavier, Pedro Ivo Divino e Thayane Oliveira. A solenidade de lançamento e de doação de 3.000 exemplares à rede municipal de ensino foi realizada no dia 6 de dezembro, com a presença do Sr. Otacílio José Pinheiro Macedo, superintendente do IPHAN no Ceará, representantes da Energimp/Cemig, autoridades municipais, organizadoras e colaboradores da publicação, escritores, professores, técnicos da Secretaria de Educação e representantes das comunidades que foram entrevistados durante a produção do livro. Os livros estarão disponíveis nas escolas municipais e bibliotecas e serão importantes exemplares dos acervos para leitura e pesquisa.
#Educação 25/10/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Do Estado e Governo Municipal apostando no poder do livro . A Biblioteca Polo Poeta Manoel Nicodemos Araújo em parceria com o sistema estadual de bibliotecas públicas do Ceará e a acesso educação
Nos dias 24,25 e 26 de outubro de 2017 das 8:00 h às 17:00 h acolheu os municípios de Cruz e Morrinhos para uma proveitosa capacitação.
Momentos ricos e cheios de aprendizados.
Região -Litoral Oeste,Governo Do Estado e Governo Municipal apostando no poder do livro .
www.acarau.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:10:02