Secretaria Municipal de Educação de Acaraú aplica segunda APA (Avaliação Permanente da Aprendizagem)
(16/06/2017)

Nos dias 13 e 14 de junho de 2017, a Secretaria de Educação aplicou a segunda avaliação do SAAC - Sistema de Avaliação da Aprendizagem de Acaraú - em todas as escolas de escolas municipais. Através desse sistema, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, estão passando por três avaliações anuais fundamentadas na matriz do PAIC; uma diagnóstica, que ocorreu no mês de fevereiro, a de junho que está avaliando a evolução no semestre e, por fim, uma terceira avaliação a ser realizada em novembro que avaliará a evolução no ano letivo. As avaliações darão subsídios para a Secretaria de Educação implementar as ações nas escolas para direcionar o trabalho pedagógico e intervir na prática dos professores.

A ação tem efeitos imediatos, uma vez que as correções ocorrem de forma rápida e as escolas recebem os resultados quase que de imediato, podendo rapidamente intervir naquilo que foi detectado, garantindo a eficiência e a eficácia no processo.

As provas devem ser contínuas pois elas são indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, uma vez que fornece subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino de Acaraú.

O SAAC também propiciará o acompanhamento do trabalho implementado em cada escola da rede de ensino municipal e com os resultados das avaliações é possível fazer um acompanhamento personalizado a cada aluno.

É o Governo Municipal de Acaraú investindo cada vez mais na qualidade da educação.